quinta-feira, 28 de maio de 2009

Atividade de Casa 26.05.2009 - PLURALIDADE


1- Resumo do texto sobre "Diversidade e Pluralidade Cultural"


2- Produção de texto associando o filme O POVO BRASILEIRO e os excertos A CARTA DE CAMINHA e os quadrinhos CASA GRANDE & SENZALA

OLÍMPIADAS 2009.....FILOSOFIA E SOCIOLOGIA


Os vencedores das Olimpíadas de 2008, foram:
-Rafael Martins
-Kalil Aleixo
-Nina Lacerda!!!
Todos foram premiados... além das honrarias pelo mérito.

Maiores Informações de como participar com o Vice Diretor: Prof. Carlos Caldas

Seminário Violência e Cultura da Paz

PARTICIPEM DO 1º. SEMINÁRIO SOBRE VIOLÊNCIA E CULTURA DA PAZ DO ISBA

LOCAL: TEATRO ISBA – AUDITÓRIO PRINCIPAL

DATA: 06 DE JUNHO, A PARTIR DAS 08h


Não deixem de participar a mesa redonda será composta por diversos estudiosos sobre violência!!!

pLuRaLiDaDe & DiVeRsIDADE cUltural.......qUem sOmos?

Cultura do que se trata?

A cultura ao ser definida se refere à literatura, cinema, arte entre outras, porém seu sentido é bem mais abrangente, pois cultura pode ser considerada como tudo que o homem através da sua racionalidade, mais precisamente a inteligência, consegue executar, dessa forma todos os povos e sociedades possuem sua cultura por mais tradicional e arcaica que seja, pois todos os conhecimentos adquiridos são transmitidos das gerações passadas para as futuras.

Identidade Cultural
A identidade cultural é um conjunto vivo de relações sociais e patrimônios simbólicos historicamente compartilhados que estabelece a comunhão de determinados valores entre os membros de uma sociedade. Sendo um conceito de trânsito intenso e grande complexidade Podemos compreender a constituição de uma identidade em manifestações que podem envolver um amplo número de situações que vão desde a fala até a participação em certos eventos.
Pluralidade Cultural

Pluralidade Cultural diz respeito ao conhecimento e à valorização de características étnicas e culturais dos diferentes grupos sociais que convivem no território nacional, às desigualdades socioeconômicas e à crítica às relações sociais discriminatórias e excludentes que permeiam a sociedade brasileira. A Pluralidade Cultural explicita a diversidade étnica e cultural que compõe a sociedade brasileira, oferecendo elementos para a compreensão de que valorizar as diferenças étnicas e culturais não significa aderir aos valores do outro, mas respeitá-los como expressão da diversidade, respeito que é, em si, devido a todo ser humano, por sua dignidade intrínseca, sem qualquer discriminação.

O POVO BRASILEIRO!!!! PLURALIDADE E DIVERSIDADE




EXIBIÇÃO DO FILME “O POVO BRASILEIRO”



Nos dias 25 e 26 de maio de 2009, integrando as discussões sobre PLURALIDADE E DIVERSIDADE CULTURA, as turmas do 2. ANO do ISBA, assistiram e discutiram o conceito de MISCIGENAÇÃO E MESTIÇAGEM, conforme sinalizações teóricas de Darcy Ribeiro, que pontua a importância das três matrizes étnicas no processo de formação da população brasileira.


Como ATIVIDADE DE CASA, foi solicitado que os alunos produzissem um texto associando o filme O POVO BRASILEIRO, e partes do Livro Casa Grande & Senzala de Gilberto Freyre.


SEGUNDO ANO "E" NO MUSEU DE ARTE SACRA!!!
















A interdisciplinaridade como uma possibilidade de diálogo permanente!!!!










VISITA AO MUSEU DE ARTE SACRA

Encontre sua foto na Visita ao Museu! Atividade Interdisciplinar ISBA - 2009














ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR

A visita ao Museu de Arte Sacra da Bahia, assim como a passagem ao Mosteiro de São Bento, constituíram-se como momentos de reflexão interdisciplinar com os alunos do 2.ANO ISBA. Nesta visita que dialogou com Religião, Sociologia, História, Literatura e Redação, os alunos perceberam a riqueza histórica tanto do Museu Sacro como do Mosteiro de São Bento.



















PRODUÇÕES E REFLEXÕES 2. ANO (ENCONTRE SEU TEXTO)

TEMPOS MODERNOS – LEITURA FÍLMICA E PRODUÇÃO TEXTUAL

Os negros foram, durante muito tempo, subjugados e explorados, tratados como coisas, vivendo em condições subumanas no regime da escravidão. A justificativa para tal regime era a suposta inferioridade deles em relação as raças brancas que, por serem superiores, tinham o direito de explorar as menos aptas. Tal ideologia, defendida pelo darwinismo social, enraizou preconceitos que repercutem até hoje, mesmo que de maneiras mais "brandas". As consequências dessa visão deturpada e estereotizada das raças foi a marginalização e a exclusão dos negros, que saiu das senzalas para viver nas favelas. Apesar disso, muitos afrodescendentes conseguiram transpor as barreiras do preconceito e ascenderam socialmente, devido, principalmente, ao novo olhar que a sociedade contemporânea têm das diferenças e o enfraquecimento do darwinismo social.
Apesar desses avanços, o preconceito ainda existe. A política de cotas é uma clara evidência dele. É um sistema contraditório pois, ao defender uma reparação dos males causados aos antepassados dos afrodesdendentes, simultaneamente ajuda a alimentar o preconceito em relação a estes, ao subjugar o seu intelecto, a sua capacidade de concorrer igualitariamente com os não cotistas.
Além disso, é importante ressaltar que a riqueza não é sinônimo de inteligência, ou seja, a falta de oportunidade das pessoas de baixa renda, a maioria negras, não deve ser remediada com o que diz respeito à sua inteligência. Se a atual sociedade prega a igualdade de direitos, seria mais coerente possibilitar a estas pessoas menos favorecidas economicamente um ensino gratuito de qualidade, o que não ocorre. Assim, podemos perceber que as cotas não passam de um "retalho" funcional do governo que, infelizmente, não prioriza a educação.
JAMILE – 2º. ANO ISBA

CRÍTICA A SOCIEDADE CAPITALISTA– LEITURA FÍLMICA E PRODUÇÃO TEXTUAL

Revolução, movimento que busca a alteração do sistema empregado na sociedade. No caso do filme, a revolução, iniciada pelos donos dos meios de produção, busca o lucro, prejudicando assim o resto da sociedade e, principalmente, os que se opõem ao sistema.
Ao contrário de alguns filmes, como “Tropa de Elite”, não existe a possibilidade de usar o sistema contra ele mesmo. Em uma sociedade capitalista o que hoje seriam vistas como pessoas (seres singulares, porém com relações) eram vistas como indivíduos (seres sem relações), que para conseguirem sobreviver devem se adaptar ao sistema, levando algumas pessoas a loucura, outras a morte e as que sobraram uma tensão social generalizada.

Problemas mentais e físicos eram constantes nessa época, principalmente aos trabalhadores que tinham que conseguir turnos extras e sempre mais eficientes para trazer comida à sua casa e lucro ao seu chefe, dono da fábrica, que se preocupava cada vez menos de com quanta comida o trabalhador chegaria em casa, e cada vez mais com quanto ele o trazia lucro.


Matheus Silva Frota - 2ª - ISBA

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E O PIONEIRISMO INGLÊS

A Revolução Industrial veio à tona no séc. XVIII com mais intensidade na Inglaterra. Pode-se dizer que a Inglaterra foi a pioneira desta revolução devido a alguns fatores que favoreceram-na como a mão de obra abundante e a sua localização geográfica que se situava em um local próximo às reservas de carvão mineral (principal fonte de energia da época).
A Revolução Industrial, como o próprio nome já diz, revolucionou os produtos, o modo de produção, as relações de trabalho, gerou mudanças na sociedade e problemas para a mesma. O modo de produção por exemplo passou a ser realizado por maquinas, que resultou em desemprego, e os produtos agora eram confeccionados em larga escala para acompanhar a demanda do mercado consumidor. Os operários que trabalhavam junto com as maquinas eram submetidos à todo tipo de exploração por seus patrões, de jornadas de trabalho de até 18horas a castigos físicos caso não fossem eficientes. Não havia férias, direitos do trabalhador e nem décimo terceiro salário, com isso formou-se os primeiros sindicatos que lutavam por melhores condições de trabalho.
A poluição ambiental, o êxodo rural e o crescimento desordenado das cidades também foram conseqüências nocivas para a sociedade.
JOÃO LUCAS CUNHA COSTA – 2º. ANO/ ISBA

TEMPOS MODERNOS – LEITURA FÍLMICA E PRODUÇÃO TEXTUAL
A Revolução Industrial (séc. XVIII) caracterizou-se por uma reforma em toda a economia e nas formas de trabalho. O advento das fábricas gerou uma setorização das atividades e mecanização da força trabalhista, que exigiu do operário disposição e disciplina absurdas. A economia, baseada quase que totalmente na produção, avançou em busca de mão-de-obra barata e farto mercado consumidor.
A luta pelo barateamento da mão-de-obra, porém, não foi sem consequências. O interesse da burguesia em desvalorizar as funções do trabalhador gerou péssimas condições de sobrevivência para este último que, incluso num sistema opressor, se via predestinado à subumanidade. A falta de tempo de descanso, higiene em local de trabalho, justa remuneração, pagamento de horas extras ou quaisquer outros direitos trabalhistas pouco dizia à classe empregadora, que muito menos se importava com o trabalho infantil ou de gestantes.
É dentro desse contexto de exploração que se desenrola, sob ótica satírica, o longa-metragem “Tempos Modernos”, estrelado pelo inigualável Charles Chaplin. O humor do filme é, na verdade, o menos relevante, se considerarmos com olhos críticos o seu importante papel de denúncia de um período que, guiado pela ambição desenfreada, montou os pilares da sociedade que temos hoje.

FERNANDA SAMPAIO – 2º B/ISBA
TEMPOS MODERNOS E A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Esse filme retrata bem o início da Revolução Industrial, e já tem uma visão futurística das suas nítidas e possíveis conseqüências perante a sociedade. A Revolução Industrial teve um caráter tecnológico, ao passo que, trouxe muitos benefícios, vantagens e privilégios, somente aos patrões, aos detentores de grande poder aquisitivo, ou seja, aos burgueses. Pois em relação à camada popular mais pobre, só trouxe desemprego e instabilidade econômica e familiar. Uma vez que, com a Revolução Industrial, houve o surgimento de máquinas que passaram exercer de certa forma o trabalho humano, que deixou de ser artesanal e passou a ser industrial (maquinofatura), gerando milhares de desempregos, contudo teve um lado bom nessa história, pois baixaram-se o preço das mercadorias e acelerou o ritmo de produção. A Inglaterra foi o precursor de todas as nações nessa revolução, pois detinha grandes reservas de carvão mineral em seu subsolo, que era o combustível, a principal fonte de energia das máquinas e locomotivas à vapor. A situação social gerada pela Revolução Industrial foi de grande calamidade, pois com o desemprego que se alastrava a situação econômico-social não poderia prosseguir de tal forma. Houve uma mobilidade social, formas de manifestações mais radicais como o Ludismo, os também conhecidos como “quebradores de máquinas” que invadiam as fabricas e destruía seus equipamentos como forma de protesto. Isso levou numa maior união social, que tinham um mesmo ideal comum, que era de protestar, por mais direitos trabalhistas.
ALICE SOUZA – 2º. ANO /ISBA

“COMÉDIA TRÁGICA” o filme tempos modernos
No filme de Charles Chaplin, percorre uma comédia trágica sobre como a sociedade vivia e se relacionava na Inglaterra durante a Revolução Industrial no século XX, que serve também como crítica à situação da sociedade da época. O protagonista, atuado por Charles, sofria exploração extremo do seu patrão, até que sofreu um ataque de nervosismo. Após demissão, Charles ganhou consciência de que será difícil arrumar outro emprego, mesmo aceitando situações de emprego bastante intensos. Na época aconteciam muitos movimentos operários, exigindo uma reforma trabalhista. Ocorreu um ataque policial para parar um movimento que estava acontecendo nas ruas da cidade e Charles, por estar no lugar errado na hora errada, foi pego pelos policiais e foi preso. Durante sua estádia na prisão, ele demonstrou ser um homem digno e honesto, recebendo depois das policiais, liberdade. Só que o protagonista percebeu que dentro da prisão, sua vida estava muito mais estável e garantida. Tinha comida, roupa e lugar para dormir. Charles resistiu na sua saída, porém saiu. Teve uma cena de irmãs que sofriam das dificuldades da época e estavam roubando bananas de uma feira, para se alimentarem. As irmãs tinham um pai viúvo, porém sofreu uma bala perdida durante um movimento operário na rua. Órfãos eram bastante comuns nesta fase, pois tinha muita violência presente nas ruas. A sobrevivência familiar já estava muito difícil, por falta de trabalho, quando crianças perdiam ambos seus pais, ficavam sem rumo e sem sustentação. Essas situações que ocorriam era por conta da troca de mão-de-obra humana por maquinas e novas tecnologias. Dessa maneira, a Revolução Industrial abalou a sociedade, colocando o capitalismo no lugar da solidariedade. Não é a toa que muitos referem à década de 30 como “A Grande Depressão.”
Nichole Michelle Sapucaia 2º E