quinta-feira, 11 de junho de 2009

COMENTÁRIOS DO ALUNO PEDRO AUGUSTO - 2.C

Produção de Texto

Associação do Filme O POVO BRASILEIRO (Darcy Ribeiro) e os Excertos em quadrinho de CASA GRANDE & SENZALA (Gilberto Freyre)


Autoria:. Pedro Augusto – 2C.


O texto em quadrinhos e o filme assistido têm muitas aproximações, mas o principal é o fato de que ambos mostram a formação da cultura brasileira por vários ângulos. Tanto o filme como o quadrinho mostram que a cultura brasileira foi composta a partir da miscigenação de várias etnias, uma fusão de culturas. É por isso que o Brasil é um país muito difícil de descrever, pois para isso ter-se-ia que estudar a vida dos vários povos que constituíram a nossa cultura.

O Brasil sofreu influência de vários lugares, como da Ásia (com relação à comida, já que o coco veio de lá) e principalmente das três raças; os portugueses (colonizadores), os índios (colonizados) e os africanos (utilizados como mão-de-obra escrava). Essas três culturas e povos se misturaram gerando a atual sociedade brasileira. Muitos dos costumes aqui vistos foram influências dos povos aqui presentes, como o fato da maioria do culto religioso brasileiro ser do Cristianismo (imposto pelos portugueses colonizadores), temos a higiene e a culinária a base de ervas (vinda dos índios) e as danças africanas terem tido bastante influência nos ritos brasileiros (um exemplo disso é a própria capoeira, criada no Brasil mas influenciada pela dança africana).

Tudo isso contribuiu bastante para a formação brasileira e provou a legitimidade do que foi dito por Darcy Ribeiro em seu filme, provando que a cultura brasileira é, assim como muitas outras, uma colcha de retalhos. A união das pessoas é o que constrói a cultura.

Nenhum comentário: