quarta-feira, 27 de agosto de 2008

OPINIÃO DE FELIPE FERREIRA 2o. E






REFLEXÕES SOBRE O VÍDEO - POVO BRASILEIRO

Felipe Rodrigues Marques Ferreira 2ºE



O conceito de etnia transpassa o de raça ao abordar aspectos sociais, refletidos na língua e nos modos culturais de se relacionar, evidenciados na visão de mundo do indivíduo étnico e histórico, por partilharem de um ancestral em comum.


No vídeo de Darcy Ribeiro, o núcleo da construção étnica é questionado em seu âmago, afinal qual é a essência do povo brasileiro? Nossa essência se confirma através de raízes européias, africanas ou ameríndias? Darcy Ribeiro comparou nossa formação étnica com uma colcha de retalhos, definindo-a como algo formado a partir do cruzamento de povos nativos da terra com agregados oriundos de fora.


Essa união de diferentes etnias foi construindo uma nova etnia, composta por indivíduos que possuíam os atributos sociais, culturais e históricos do novo mundo. O surgimento de mamelucos e mulatos derivou de relacionamentos intercontinentais, entre povos que participavam do processo de colonização da América, os europeus em destaque, que objetivavam explorar e controlar a grande extensão territorial do continente.


A partir dessa mestiçagem que nascia no Brasil, a sociedade sentiu necessidade de consolidar uma identidade pura, mas que devido ao seu passado, definia-se como conseqüência de uma mistura muito grande de culturas, modos de viver e históricos. Utilizando o conceito geral, a identidade nacional começou a se concretizar quando os passados históricos, a língua e outros aspectos culturais, se tornaram comuns.

Nenhum comentário: