domingo, 15 de março de 2009

EFEITOS SOCIAIS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E SOCIEDADE NO SÉCULO XVIII

REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

A Revolução Industrial teve início no século XVIII, na Inglaterra, com a mecanização dos sistemas de produção. Enquanto na Idade Média o artesanato era a forma de produzir mais utilizada, na Idade Moderna tudo mudou. A burguesia industrial ávida por maiores lucros, menores custos e produção acelerada buscou alternativas para melhorar a produção de mercadorias. Também podemos apontar o crescimento populacional, que trouxe maior demanda de produtos e mercadorias.
Foi a Inglaterra o país que saiu na frente no processo de Revolução Industrial do século XVIII. Este fato pode ser explicado por diversos fatores. A Inglaterra possuía grandes reservas de carvão mineral em seu subsolo, ou seja, a principal fonte de energia para movimentar as máquinas e as locomotivas à vapor. A mão-de-obra disponível em abundância, também favoreceu a Inglaterra, pois havia uma massa de trabalhadores procurando emprego nas cidades inglesas do século XVIII. A burguesia inglesa tinha capital suficiente para financiar as fábricas, comprar matéria-prima e máquinas e contratar empregados. O mercado consumidor inglês também pode ser destacado como importante fator que contribuiu para o pioneirismo inglês. O século XVIII foi marcado pelo grande salto tecnológico nos transportes e máquinas. As máquinas à vapor, principalmente os gigantes teares, revolucionaram o modo de produzir. Se por um lado a máquina substituiu o homem, gerando milhares de desempregados, por outro baixou o preço de mercadorias e acelerou o ritmo de produção.
ALTERAÇÕES SOCIAIS E CONDIÇÕES DE TRABALHO
As fábricas do início da Revolução Industrial não apresentavam o melhor dos ambientes de trabalho. As condições das fábricas eram precárias. Eram ambientes com péssima iluminação, abafados e sujos. Os salários recebidos pelos trabalhadores eram muito baixos e chegava-se a empregar o trabalho infantil e feminino. Os empregados chegavam a trabalhar até 18 horas por dia e estavam sujeitos a castigos físicos dos patrões. Não havia direitos trabalhistas como, por exemplo, férias, décimo terceiro salário, auxílio doença, descanso semanal remunerado ou qualquer outro benefício. Quando desempregados, ficavam sem nenhum tipo de auxílio e passavam por situações de precariedade.
Em muitas regiões da Europa, os trabalhadores se organizaram para lutar por melhores condições de trabalho. Os empregados das fábricas formaram as trade unions (espécie de sindicatos) com o objetivo de melhorar as condições de trabalho dos empregados. Houve também movimentos mais violentos como, por exemplo, o ludismo. Também conhecidos como "quebradores de máquinas", os ludistas invadiam fábricas e destruíam seus equipamentos numa forma de protesto e revolta com relação à vida dos empregados. O cartismo foi mais brando na forma de atuação, pois optou pela via política, conquistando diversos direitos políticos para os trabalhadores.
A Revolução tornou os métodos de produção mais eficientes. Os produtos passaram a ser produzidos mais rapidamente, barateando o preço e estimulando o consumo. Por outro lado, aumentou também o número de desempregados. As máquinas foram substituindo, aos poucos, a mão-de-obra humana. A poluição ambiental, o aumento da poluição sonora, o êxodo rural e o crescimento desordenado das cidades também foram conseqüências nocivas para a sociedade. Até os dias de hoje, o desemprego é um dos grandes problemas nos países em desenvolvimento. Gerar empregos tem se tornado um dos maiores desafios de governos no mundo todo. Os empregos repetitivos e poucos qualificados foram substituídos por máquinas e robôs. As empresas procuram profissionais bem qualificados para ocuparem empregos que exigem cada vez mais criatividade e múltiplas capacidades. Mesmo nos países desenvolvidos tem faltado empregos para a população.
ATIVIDADE PARA CASA

1- A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL ACONTECEU NA INGLATERRA POR DIVERSOS MOTIVOS ENTRE ESTES, PODEMOS AFIRMAR COMO CERTOS:

A-( ) A Inglaterra foi pioneira porque os EUA não tinha interesse imediato na Revolução Industrial, pois se tivesse ela teria ocorrido nos Estados Unidos, tendo em vista que este país é o mais rico do mundo.
B-( ) Vários fatores podem ser considerado como influenciadores entre estes as riquezas que a Inglaterra conseguiu acumular com a exploração de outros países.
C- ( ) O motivo primordial da revolução ter acontecido na Inglaterra é o fato deste país ter uma excelente localização geográfica e proximidade com o Oceano Atlântico.
D-( )A sociedade inglesa como um todo possui o anseio pela revolução, os motivos foram diversos e aspiração de grupos específicos contribuiu muito.
E-( ) As fontes de energia natural que se localizavam na Inglaterra não se constituem como fator decisivo para a revolução ter acontecido, e sim o fato deste país ter muita reserva mineral.
F-( ) Além de uma série de fatores importantes,a Inglaterra possui mão de obra abundante e qualificada.

2- SABEMOS QUE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL TROUXE CONSIGO UM FARDO DE ALTERAÇÕES NA VIDA SOCIAL, QUE FORAM IMPRESCINDIVEIS PARA O SURGIMENTO DE PROBLEMAS NA SOCIEDADE DA ÉPOCA, ENTRE ESTES NÃO PODEMOS CONSIDERAR:

A-( ) Com a Revolução Industrial na Inglaterra a sociedade foi impactada com um desenvolvimento manufatureiro nunca antes visto, questão que contribuiu muito para a geração de riqueza e a diminuição do número de pobres.
B- ( ) Através da Revolução e da complexização da relação de trabalho, um número maior de pessoas tiveram oportunidade de trabalho na fábrica, assim como o reconhecimento de seus direitos como cidadão empregado.
C-( ) Crescimento acelerado da acumulação de riqueza; crescimento abrupto e desorganizado das cidades; migração campo-cidade e uma série de outros problemas, a exemplo do aumento gradativo de doenças na população que se urbanizava.
D- ( ) A revolução industrial, marcou um período importante na história da humanidade, tanto na dimensão social, como política econômica.
E- ( ) Com a Revolução a situação entre patrão e empregado fico mais complexa, o nível de exploração do primeiro em relação ao segundo, também aumentou progressivamente.
F-( ) Um dos fatos importantes estimulados pela Revolução Industrial, que aconteceu na Alemanha, antes mesmo de acontecer na Inglaterra, foi a consolidação do capitalismo e o aceleramento da globalização.
G- ( ) Sem sombra de dúvida a Revolução Industrial trouxe consigo uma perversa competição entre classes, que ainda se mostra presente na sociedade.

6 comentários:

mundo por um fio disse...

Eu adorei esse site !! é muito bom .Fez eu tira nota 10 no trabalho de história ,do colégio!! valeu BLOGGER.COM!!:D

marlison disse...

eu adorei esse texto da revolução industrial

Anônimo disse...

amei esse site very much eu acho tudo o que eu preciso de algumas questões de história PERFEITO PERFEITO PERFEITO PERFEITO PERFEITO PERFEITO PERFEITO PERFEITO PERFEITO PERFEITO PERFEITO PERFEITO...

Almeida disse...

E o Tratado de Methuen... também nada teria a ver com isso?

Anônimo disse...

Muito bom esse site !!

Anônimo disse...

muito bom, ajudou-me muito no trabalho sobre a revolução industrial. OBRIGADA!